
Legenda: substâncias dopantes
Também no futebol o ano de 2009 ficou marcado pela palavra doping, não por algum controlo positivo em particular, mas antes pelas revelações bombásticas do antigo internacional português Fernando Mendes. No livro “Jogo Sujo”, ainda que sem denunciar nomes de personalidades ou clubes, Mendes revela que o consumo de produtos dopantes era prática comum na altura em que jogava futebol. Ao longo das páginas da obra, o ex-futebolista confessa como tudo se processava: “No meu tempo, o doping era tomado de duas formas: através da injecção ou por recurso a comprimido. Podia ser antes do jogo, no intervalo, ou com a partida a decorrer, no caso daqueles que saíam do banco (…) A injecção tinha efeito imediato, enquanto que os comprimidos precisavam de ser tomados cerca de uma hora antes do jogo”.Fernando Mendes denuncia ainda ter tomado “Pervitin,
Fonte: Revista Ciclismo a fundo
AS PROIBIÇÕES
Entrou em vigor, no passado dia 1de Janeiro, a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos (Código Mundial Antidopagem), devidamente ratificada pela Conferência de Partes da Convenção Internacional conta a Dopagem no Desporto da UNESCO e pelo Grupo de Monitorização da Convenção Contra a Dopagem do Conselho da Europa. Em traços gerais, as proibições – dentro e fora de competição – poderão subdividir-se em duas: por um lado, as substâncias específicas; por outro, os métodos proibidos.
Fazem parte das substâncias proibidas:
Agentes anabolizantes (provocam aumento muscular)
Hormonas peptídicas (produzem hormonas endógenas como a testostrerona), factores de crescimento e substâncias relacionadas
Beta-2-Agonistas (estimulantes e anabolizantes, provocam um aumento da massa muscular)
Antagonistas hormonais e moduladores (regulam ou bloqueiam os efeitos secundários do uso de hormonas, como os anabilizantes)
Diuréticos (reduzem rapidamente o peso corporal, aumentam a produção e excreção da urina, eliminando eventuais substâncias dopantes) e outros agentes mascarantes (dissimulam a presença de uma substância ou método dopante)
Fazem parte dos métodos proibidos:
Incremento do transporte de oxigénio
Manipulação física e química
Dopagem génética
Substâncias e métodos proibidos em competição, em associação com agentes anabolisantes, diuréticos e outros agentes mascarantes, incremento do transporte de oxigénio e dopagem genética.
Substâncias proibidas:
Estimulantes (aumentam a estimulação do sistema cardiovascular e do metabolismo orgânico)
Narcóticos (diminui a sensação de dor)
Canabinóides (diminuem a ansiedade pré-competitiva)
Glucocorticosteróides (suprimem a inflamação e a dor, facilitando ainda a recuperação)
1-
Sem comentários:
Enviar um comentário